Maria Júlia Baracho, empresária de Areia, Paraíba, está prestes a conquistar o coração do Brasil com sua incrível jornada no Prêmio Nacional do Turismo 2023. Com o tema “O Turismo Transformando Vidas”, o Ministério do Turismo, realizador do Prêmio, divulgou em suas redes sociais a lista de finalistas, onde Maria Júlia se destaca na categoria Mulheres Empreendedoras no Turismo.
À frente da diretoria executiva do Engenho Triunfo, localizado em Areia, no Brejo da Paraíba, Maria Júlia recebe semanalmente centenas de visitantes que se maravilham com a estrutura do engenho, a qualidade da cachaça e a emocionante história da família Baracho. Sua dedicação e visão empreendedora ajudaram a transformar um simples destilado em um produto que vai muito além, impulsionando o turismo, a economia e o desenvolvimento social com a geração de empregos locais. O Engenho Triunfo é um verdadeiro paraíso para os visitantes, oferecendo desde espaços de lazer com pedalinhos, tirolesa, círcuito de aventura, balanço nas alturas e até mesmo uma fábrica de chocolate, o Engenho Cacau. Além disso, o local abriga uma loja com uma ampla variedade de cachaças premiadas nacional e internacionalmente.
Este prêmio é mais do que um reconhecimento; é uma celebração da força do empreendedorismo feminino e do compromisso em fazer o turismo brasileiro se interiorizar, crescer e se fortalecer.
O Prêmio Nacional do Turismo 2023 premiará iniciativas excepcionais em 10 categorias, destacando profissionais em nove delas. No entanto, a emoção está apenas começando, uma vez que as vencedoras ainda não foram reveladas. A primeira fase foi julgada por uma comissão especializada, e agora chegou o momento em que todos podem fazer a diferença. A votação popular estará aberta de (20) de novembro a (1º) de dezembro no site https://inscricaopremio.turismo.gov.br/inscricao-premio/#!/private/home.
A data mais aguardada é o anúncio final, que acontecerá em Brasília, no dia 15 de dezembro.
Maria Júlia Baracho recebeu a notícia com surpresa e uma alegria indescritível. Ela já havia sido premiada no cenário internacional com o Prêmio de Turismo Internacional Passaporte Aberto, no Panamá, ao lado da empresária Luciana Balbino, também de Areia. Maria Júlia expressou sua gratidão e humildade, destacando: ” Vejo essa notícia como um presente. Um reconhecimento que não vem só pra mim, mas para todo o trade de Areia. Trabalhamos unidos pelo fomento do turismo da cidade e de forma sustentável. Estou muito feliz e grata”, comemorou Maria Júlia. Estamos na torcida por esse resultado positivo que pode marcar a trajetória de Maria Júlia e inspirar muitos outros empreendedores pelo Brasil.
Alessandra Lontra