Carregando...
Turismo

Em fórum de gestoras, ministra do Turismo substituta destaca o poder das mulheres no setor

Roberto Castro/ MTur/Divulgação

Ana Carla Lopes representou o MTur no evento, que acontece nos dias (11) e (12) de junho, em Brasília (DF)

ministra do Turismo substituta, Ana Carla Lopes, participou, nesta terça-feira (11.06), da abertura do II Fórum Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília (DF). Promovido pelo Ministério das Mulheres, o evento tem o objetivo de dar luz à temas relacionados à gestão das políticas, intercâmbio de experiências, participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, entre outros. Além de Ana Carla, estiveram presentes no evento as ministras das Mulheres, Cida Gonçalves; do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva; e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, dentre outras lideranças.

Durante seu discurso, a ministra em exercício enalteceu a participação de todas que se deslocaram de seus estados para estarem presentes no Fórum. Para isso, iniciou falando um pouco de sua própria história como mulher no poder público e exaltou aquelas que abriram espaços para os diálogos e lutas dos tempos atuais.

“Eu sou uma mulher da região Norte do país, de Belém do Pará. Sou amazônida, advogada e mãe de uma menina de 17 anos. Para além disso, sou neta de uma parteira, artesã e de uma professora de história. E eu trago aqui essa árvore genealógica porque tenho muito orgulho dela e de participar desse momento de união por um mundo mais inclusivo. Minhas avós, dentro de suas áreas de competência, abriram caminhos. E nossa luta não acabou lá atrás. Continuamos desbravando caminhos para nós, mulheres, desta e das próximas gerações”, disse.

Ana Carla ressaltou ainda a importância de haver mais mulheres ocupando lugares nas decisões do poder público, em cargos políticos, representativos e de destaque na sociedade brasileira.

“Há quase um ano estou à frente da Secretaria Executiva do Ministério do Turismo e sou a primeira mulher a ocupar essa função desde a existência do órgão, há 21 anos. Fico orgulhosa porque sei, e trabalho para que eu não seja a última a ocupar este cargo”, comemorou.

A ministra da Mulher, Cida Gonçalves, aproveitou para agradecer a presença daquelas que vieram ao Fórum contribuir com os dois dias de debates e trocas.

“O presidente Lula tem sido um grande parceiro no sentido de ajudar a todas nós, mas também reconheço, e é meu papel aqui dizer, que a maior parte dos avanços que nós estamos tendo é graças a vocês que estão lá no município, lá no ponto, fazendo o trabalho do dia a dia”, reconheceu a ministra.

AÇÕES DO MTUR – Também durante sua apresentação, a ministra destacou as ações do Ministério do Turismo em prol das mulheres e da realização de ações inclusivas. Entre elas, destaca-se o trabalho, junto ao trade turístico, do Protocolo “Não é Não!”, que ajuda a evitar a violência contra a mulher, e do Código de Conduta Brasil, que promove diversas iniciativas para proteger os direitos de crianças e adolescentes. Outra ação apresentada foi a atualização das cartilhas que orientam o atendimento a turistas LGBTQIA+, bem como a idosos e visitantes com deficiência ou mobilidade reduzida.

“Essas ações buscam construir um turismo mais responsável e inclusivo, e a ministra expressou sua convicção de que, por meio do diálogo e da união, é possível garantir uma maior presença feminina nas esferas de poder do país”, finalizou Ana.

FÓRUM NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES – Em sua segunda edição, o Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres é promovido pela Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres. O público-alvo são as gestoras de políticas para as mulheres de governos estaduais, distrital e municipais.

Nos dois dias de evento, (11) e (12) de junho, serão discutidos temas relacionados à gestão das políticas, intercâmbio de experiências, participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, orçamento e estratégias de integração e articulação das políticas para mulheres. Na ocasião, foi lançado o vídeo da campanha “Mais mulheres no poder, mais democracia”, com o objetivo de informar a população sobre a realidade da violência política que atinge de forma permanente as mulheres, especialmente as mulheres negras, indígenas e LGBT’s, divulgar canais de denúncia e as ações do governo federal em prol da maior participação de mulheres nos espaços de poder e decisão.

No último dia de evento, haverá o lançamento dos cursos virtuais: Gestão e Implementação de OPM e O Protagonismo das Mulheres: Passos para a Atuação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão, em parceria com a Enap (Escola Nacional de Administração Pública). Confira a programação completa neste link.

MTur

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *