Carregando...
NotíciasTurismo

Crise nos Vistos: Fluxo de Turistas Brasileiros para o México despenca 60%

A imposição dos novos vistos para brasileiros no México teve um impacto avassalador: o número de visitantes brasileiros despencou em 60%, causando um estrago financeiro de cerca de um bilhão de dólares para as companhias aéreas - Foto: Divulgação

Desde o início de 2022, o México implementou a exigência de vistos de turismo para brasileiros. No entanto, as novas regras têm gerado problemas e confusões para aqueles que não estavam cientes dessa mudança, especialmente para aqueles que têm conexões no país. Relatos preocupantes indicam detenções arbitrárias, taxas inexistentes, confisco de documentos e celulares, além de constantes casos de discriminação, de acordo com o escritório de advocacia LeeToledo PLLC.

Segundo Daniel Toledo, renomado advogado especializado em Direito Internacional e sócio do LeeToledo PLLC, há relatos de pessoas sendo detidas, tendo seus passaportes e celulares confiscados. As regras para conexões exigem que os passageiros não saiam dos aeroportos mexicanos durante sua estadia no país.

“Além disso, as autoridades solicitam que as pessoas não permaneçam no México por mais de 24 horas. Em uma abordagem mais rígida para combater a imigração ilegal, os mexicanos estão retendo os passaportes dos brasileiros e os mantendo em uma pequena sala, apelidada de ‘chiqueirinho’. É uma situação complexa para os viajantes que são obrigados a passar pelo México”, lamenta Toledo.

Desde a implementação das novas exigências de visto, houve uma significativa queda no fluxo de brasileiros viajando para o México. “Dados indicam uma redução de 60% no número de brasileiros visitando o país, resultando em um prejuízo de aproximadamente um bilhão de dólares para as companhias aéreas. Além disso, houve uma redução de 15% nos voos com destino ao México”, destaca o especialista em Direito Internacional.

Para viajar ao México ou mesmo para fazer uma conexão no país, os brasileiros agora devem agendar uma visita ao consulado mexicano para solicitar o visto. A taxa para o procedimento é de 51 dólares, e todo o processo deve ser realizado no consulado mais próximo do endereço residencial do solicitante. É importante ressaltar que pessoas que possuem visto norte-americano, canadense, japonês ou europeu estão isentas dessa exigência, conforme lembra o escritório de advocacia.

Essas mudanças têm gerado um impacto significativo no setor do turismo e na economia mexicana, além de causar transtornos e incertezas para os turistas brasileiros.

Alessandra Lontra

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *