Carregando...
NotíciasTurismo

Conselho Deliberativo da Embratur promove segunda reunião ordinária

Ministro Marcelo Álvaro discursa durante reunião do Conselho Deliberativo da Embratur. Crédito: Gustavo Messina/MTur/Divulgação

Presidente do colegiado, ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destaca esforços pela retomada segura de atividades do setor no país

“O presidente Bolsonaro tem nos dado liberdade de avançar com o turismo, e estamos apenas no início deste trabalho”. Foi o que enfatizou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ao presidir, nesta terça-feira (24.11), em Brasília (DF), a segunda reunião do Conselho Deliberativo da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), composto por representantes do Governo Federal e do trade turístico.

O colegiado aprovou o Plano de Ação 2021 da Embratur, cujas iniciativas variam conforme a duração do estado de calamidade pública em função da pandemia de Covid-19. Caso a situação persista, por força da Lei 14.022/2020, a Agência manterá o foco no turismo doméstico. Por outro lado, se o decreto não for renovado em 31 de dezembro, a Embratur poderá retomar o trabalho voltado à divulgação do país no exterior a partir do segundo semestre de 2021.

O ministro Marcelo Álvaro ressaltou o empenho pela retomada segura de atividades do setor e enalteceu a parceria com a Agência e o trade turístico. “Essa parceria vai realmente fazer história nesse momento do turismo. Vamos virar essa página da pandemia e focar na retomada. Obviamente, uma retomada segura, responsável. Quando os protocolos de biossegurança são cumpridos, a gente consegue transmitir segurança e confiança aos turistas”, apontou.

Já o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, defendeu atenção especial à promoção do ecoturismo, uma das tendências mundiais do mercado de viagens no pós-pandemia. “Em 2019, de cada 100 buscas no Google em todo o mundo, apenas 10 eram para ecoturismo. Hoje, de cada 100 buscas, 54 são para turismo de natureza. E o Brasil tem o maior potencial do mundo nessa área”, declarou Machado Neto.

O encontro também teve a participação do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Manoel Linhares; do presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), Marco Ferraz; do presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), Roberto Nedelciu; do presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci Júnior, e da analista técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Marta Feitosa, entre outros.

MTur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Pular para o conteúdo
Send this to a friend