Carregando...
NotíciasParques e Atrações

Confira hoje estreia da segunda temporada do Parques do Brasil

Serras do Parque Nacional do Itatiaia - Pico das Agulhas Negras - Foto: Fernando Bonfim/Divulgação

Conheça a rica fauna e flora do parque mais antigo do Brasil, o Parque Nacional do Itatiaia

O episódio de estreia da segunda temporada do Parques do Brasil apresenta o primeiro parque nacional brasileiro: Itatiaia. Criado em 1937, a unidade fica na divisa entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Além de ser o mais antigo do país, o Parque Nacional do Itatiaia protege um trecho da Serra da Mantiqueira, na divisa dos três estados acima citados. Confira aqui no site a versão estendida do programa, exclusiva para a web.

SaÍra-sete-cores – Foto: TV Brasil/Divulgação

Essa edição retrata a parte baixa e a parte alta do parque. Na baixa, as aves são um espetáculo à parte e conhecemos espécies como a saíra-sete-cores, o araçari-banana, o entufado, o tiê-sangue, o beija-flor-rubi, a catirumbava, entre várias outras. Além delas, destacamos o rio Campo Belo e suas várias cachoeiras; primatas ameaçados como o Muriqui-do-Norte; a onça-parda, o queixada; e plantas emblemáticas da Mata Atlântica, como o palmito-juçara e o samambaiaçu.

No segundo bloco, os destaques são as montanhas, as nascentes e a diversidade de plantas dos campos de altitude. Entre picos que alcançam 2.791 metros, como o das Agulhas Negras, contamos histórias sobre uma das localidades mais frias do Brasil. O planalto do Itatiaia já registrou 13 graus abaixo de zero e nevascas em pleno estado do Rio de Janeiro. Ali encontramos o sapo-flamenguinho, símbolo da unidade, e o lobo-guará, o maior canídeo brasileiro. Também vamos conferir a enorme diversidade de plantas, muitas delas de interesse para a saúde, como o poejo-do-campo, a estévia, a verbena e a macela-do-campo. O episódio revela ainda que o maciço do Itatiaia funciona como uma imensa caixa d’água, garantindo a proteção de várias nascentes e rios de uma bacia hidrográfica que atende uma população de mais de 17 milhões de pessoas.

Com imagens de tirar o fôlego, a série documental é realizada em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz da Fiocruz e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

EBC

 

 

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *