Movimento #CompredoBairro reúne executivos como Guilherme Weege (Grupo Malwee), Fred Trajano (Magazine Luiza), Artur Grynbaum (Grupo Boticário), Jean Jereissati Neto (Ambev), Marcel Szajubok (Embelleze) e André Street (Stone)
O Brasil tem 6,3 milhões de pequenos negócios no varejo. Esses microempreendedores individuas, microempresas e empresas de pequeno porte estão sentindo na pele os efeitos da pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus.
Estima-se que 89% das empresas brasileiras sentiram queda no faturamento. A situação dos empreendimentos pode se refletir em todo o país. As micro e pequenas empresas no varejo são responsáveis pelo sustento formal e direto de 13 milhões de brasileiros e contribuem para 53% do PIB do comércio.
Diante desse quadro, executivos em grandes empresas se uniram para criar o movimento #CompredoBairro, que levará capacitação aos pequenos varejistas e promoção de seus negócios.
São eles: Alcione Albanesi (FLC), Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora), Guilherme Weege (Grupo Malwee), Fred Trajano (Magazine Luiza), Artur Grynbaum (Grupo Boticário), Jean Jereissati Neto (Ambev), Marcel Szajubok (Embelleze) e André Street (Stone).
O #CompredoBairro é um projeto pessoal desses embaixadores, sem envolvimento das empresas nas quais eles atuam. A ideia partiu de Weege, presidente da marca de roupas Malwee. “Cresci visitando clientes e conheço as dores dos negócios de bairro. A crise atual despertou uma urgência de fazer algo por esses empreendedores.”
#CompredoBairro: capacitação e promoção
A ação econômica e social começará capacitando gratuitamente os empreendedores de varejo em temas técnicos. O objetivo é dar informação para reduzir os sofrimentos da crise atual e prepará-los para o futuro.
Os cursos serão oferecidos em parceria com o Sebrae. As aulas rondam os temas mais procurados nas últimas semanas dentro da instituição: gestão contábil, financeira e fiscal; digitalização; experiência do consumidor; marketing digital e recursos humanos. “Atuamos para que eles passem por esse momento difícil. Esses empreendedores sairão da crise mais atualizados, capacitados e competitivos”, diz Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário.
Quando os comércios puderem reabrir, o #CompredoBairro pretende criar conteúdos que conscientizem a população brasileira sobre comprar produtos nacionais e de estabelecimentos locais. O objetivo é gerar mais fluxo de visitantes e vendas aos pequenos varejistas.
De empreendedor para empreendedor
Alguns desses executivos também começaram pequeno. “Comecei sozinha uma marca brasileira de lâmpadas que se tornou líder de mercado. Por duas vezes quase perdi tudo”, conta Alcione. “Mais do que nunca temos que ter um olhar humano e sensível para o outro. O início de tudo é comprar do bairro e ajudar quem está mais próximo.”
O contato com pequenos empreendedores de Szajubok começou na infância. Morou no Bom Retiro, bairro paulistano conhecido pelo comércio. Sua mãe era consultora de vendas diretas e o futuro presidente da Embelleze a acompanhou desde os 12 anos de idade. “É um momento incerto para todo mundo. Essa é uma forma de chegar o maior número de pessoas em diversos bairros, como aqueles que visitei durante anos de franquia e varejo.”
O #CompredoBairro pode ter um efeito que vai muito além dos próprios empreendedores, segundo Grynbaum. “Ao fortalecermos o pequeno varejista também estamos fortalecendo os nossos negócios, movimentando a economia e aumentando a capacidade de consumo das pessoas”, diz o presidente do Grupo Boticário. “A saída para nosso país se dará por meio do empreendedorismo neste momento.”
PEGN