A divulgação aconteceu nesta segunda-feira (8) e recebeu o título no segmento de Artes Midiáticas
Campina Grande (PB) e mais 49 cidades passam a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN). O anúncio foi feito nesta segunda-feira, (8), pela diretora-geral da organização mundial, Audrey Azoulay, em Paris.
As 49 cidades aderiram à Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) após sua designação pela Diretora Geral da UNESCO Audrey Azoulay, em reconhecimento ao seu compromisso em colocar a cultura e a criatividade no centro de seu desenvolvimento e em compartilhar conhecimento e boas práticas.
Do Brasil, apenas Campina Grande e Recife entraram para a lista. São cinco novas cidades integrando a categoria Artes Midiáticas, sendo Campina a única do Brasil e das Américas. As outras são Hamar (Noruega), Modena (Itália), Namur (Bélgica) e Tbilisi (Georgia). Recife integra a lista na categoria Música, ao lado de Salvador, que já possui o título.
A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas contou que a Prefeitura de Campina Grande contou com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Educação, Cultura e Ciência e Tecnologia, além da parceria com o Sebrae, Fiep, Unifacisa, Associação Comercial, CDL, Fecomércio, UEPB, UFCG, e Fundação Parque Tecnológico.
A criação do dossiê contou com a consultoria do mestre em desenvolvimento urbano, Eduardo Barroso Neto, responsável pela elaboração de dossiês das candidaturas exitosas das cidades de Florianópolis, em 2014 (Gastronomia); João Pessoa, em 2017 (Artesanato); e Fortaleza, em 2019 (Design) e pela consultora Marianne Góes, responsável pelo programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco.
A Rede agora conta com 295 cidades em 90 países que investem em cultura e criatividade – artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes da mídia e música – para promover o desenvolvimento urbano sustentável.
“Um novo modelo urbano precisa ser desenvolvido em cada cidade, com seus arquitetos, urbanistas, paisagistas e cidadãos”, diz a Diretora-Geral da UNESCO Audrey Azoulay, “Estamos pedindo a todos que trabalhem com os Estados para reforçar a cooperação internacional entre cidades que A UNESCO deseja promover. ”
Cidades criativas recém-designadas, como Bohicon, Doha e Jacarta, unirão forças com as cidades-membro existentes, incluindo Brazzaville, Dubai, Cidade do México e Montreal para desenvolver políticas e soluções urbanas inovadoras que colocam as pessoas e a sustentabilidade no centro do processo de desenvolvimento, ecoando o Urbano Soluções lançadas pela Plataforma das Cidades da UNESCO por ocasião do Dia Mundial das Cidades de 2021.
O espírito colaborativo dos membros da UCCN está refletido na publicação Resposta das Cidades Criativas da UNESCO ao COVID-19 em 2020. Este ano, também, a Rede está coletando e disseminando informações sobre a cultura e as respostas baseadas na criatividade para COVID-19 que têm foram tomadas por membros da Rede, que a UNESCO publicará como parte de seu apoio contínuo à recuperação das cidades da pandemia.
Os novos membros da Rede de Cidades Criativas da UNESCO são:
Abu Dhabi (United Arab Emirates) – Music
Batumi (Georgia) – Music
Belfast (United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland) – Music
Bida (Nigeria) – Crafts and Folk Art
Bohicon (Benin) – Gastronomy
Buraidah (Saudi Arabia) – Gastronomy
Bursa (Turkey) – Crafts and Folk Art
Campina Grande (Brazil) – Media Arts
Cannes (France) – Film
Cluj-Napoca (Romania) – Film
Como (Italy) – Crafts and Folk Art
Covilhã (Portugal) – Design
Doha (Qatar) – Design
Gdynia (Poland) – Film
Gimhae (Republic of Korea) – Crafts and Folk Art
Gothenburg (Sweden) – Literature
Hamar (Norway) – Media Arts
Huai’an (China) – Gastronomy
Huancayo (Peru) – Music
Ibagué (Colombia) – Music
Jakarta (Indonesia) – Literature
Kermanshah (Iran, Islamic Republic of) – Gastronomy
Kharkiv (Ukraine) – Music
Kuching (Malaysia) – Gastronomy
Lankaran (Azerbaijan) – Gastronomy
Launceston (Australia) – Gastronomy
London (Canada) – Music
Manises (Spain) – Crafts and Folk Art
Modena (Italy) – Media Arts
Nakuru (Kenya) – Crafts and Folk Art
Namur (Belgium) – Media Arts
Pasto (Colombia) – Crafts and Folk Art
Perth (United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland) – Crafts and Folk Art
Phetchaburi (Thailand) – Gastronomy
Port Louis (Mauritius) – Music
Recife (Brazil) – Music
Rouen (France) – Gastronomy
Saint Petersburg (Russian Federation) – Gastronomy
Santa Maria da Feira (Portugal) – Gastronomy
Santiago de Cuba (Cuba) – Music
Srinagar (India) – Crafts and Folk Art
Tallinn (Estonia) – Music
Tbilisi (Georgia) – Media Arts
Thessaloniki (Greece) – Gastronomy
Usuki (Japan) – Gastronomy
Vilnius (Lithuania) – Literature
Weifang (China) – Crafts and Folk Art
Whanganui (New Zealand) – Design
Xalapa (Mexico) – Music