A mostra “Olhares do Nordeste”, que acontece entre os dias (17) e (29) de janeiro de 2023, na Casa do Brasil, em Madrid, e reúne uma série de imagens capturadas pelas lentes do fotógrafo Enrique Ambrosio, que morou no Brasil por uma década, com passagens pelos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe e Paraíba. A esperança, a natureza, e a religiosidade dos povo indígena Potiguara, localizado na Baía da Traição, Litoral Norte da Paraíba é destaque na exposição, além de outras imagens feitas pelo Nordeste brasileiro que foram documentadas pelas lentes fotógrafo madrilenho.
Além de retratar a região Nordeste brasileira e as inúmeras experiências que podem ser vivenciadas, com destaque para Baía da Traição e a etnia Potiguara, a exposição fomenta a retomada do turismo europeu para o Brasil, que vem bem a casar com o acréscimo dos voos da Europa para o Nordeste.
Para aproveitar o período da Feira internacional de Turismo, mais conhecida como FITUR, Enrique Ambrosio estará presente na Feira, onde distribuirá cerca de 1000 convites para a sua exposição, que será montada na Casa do Brasil, em Moncloa-Madrique. A FITUR começa dia 18 e segue até dia 23 de janeiro de 2023, no espaço de exposições IFEMA MADRID, onde reúne profissionais do turismo de todo o mundo interessados em conhecer as últimas tendências do setor.
A mostra é patrocinada pela companhia aérea TAP Air Portugal e recebeu apoio institucional da Casa do Brasil, da Câmara de Comércio Brasil-Espanha e das Embaixadas do Brasil na Espanha e da Espanha no Brasil. Também a SECULT de Salvador, o Índio Viagens e Turismo da Baía da Traição, as bodegas SIRE e a FEBTUR (Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo) colaboram na mostra.
Casa do Brasil em Madri
• Construído pelo governo brasileiro em 1959.
• Reflexo fiel da arquitetura de Niemeyer e Costa, construtores de Brasília, lembra as residências universitárias parisienses de Le Corbusier.
• Além da residência universitária, funciona como centro de divulgação cultural, e sede da Câmara de Comercio Brasil-Espanha e centro de idiomas
O artista
Com amplo conhecimento sobre a cultura, o turismo e a economia brasileira, o fotógrafo já percorreu mais de 70 países, mas foi no Nordeste que fixou residência e tornou-se porta-voz das belezas da região para o mundo.
Por isso, foi condecorado pelo rei da Espanha com a Ordem do Mérito Civil, por seu exercício permanente de intercâmbio cultural entre os dois países. Baiano, recifense, soteropolitano e cidadão da Baía da Traição são títulos a ele conferidos.
No turismo, Enrique já esteve à frente da direção geral da Air Europa no Brasil e colaborou para o desenvolvimento do turismo da região, com atração de novos voos para Europa e América Latina. Entre 2020 e 2021, comandou a comunicação e as relações institucionais da empresa espanhola Aena Brasil, que gerencia as operações de seis aeroportos da região Nordeste.