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ACG Turística é destaque na SPFW + Regeneração com cases da Paraíba e de Minas Gerais

Anjos de Ataíde e Doces do Conde. Uma homenagem a grande doceira Nevinha Silva, do Doces Tambaba, do Assentamento criativo Tambaba, no Conde (PB) - Imagem: Acervo da ACG/Divulgação

Além ter sido selecionada para participar do Festival SPFW + Regeneração, a ACG foi a campeã de maches entre os núcleos criativos de todo o Brasil

A Associação de Culturas Gerais (ACG) foi uma das 49 iniciativas selecionadas pelo Festival SPFW + Regeneração, com o Projeto Assentamentos Criativos da Paraíba e Minha Casa (MG).

Os núcleos criativos da ACG, sob a coordenação da CEO, Mirian Rocha e da coordenadora-geral do Projeto, Bruna Neiva, utilizaram, como ponto de partida, os cinco eixos propostos pelo Festival SPFW + Regeneração como: diversidade e equidade racial; protagonismo feminino; empreendedorismo; sustentabilidade; inovação; e origem nas origens (cultura), que foram trabalhados durante as mentorias, sob a coordenação da futurista e pioneira em economia criativa, Lala Deheinzelin. Ela trouxe a metodologia e as ferramentas da Fluxonomia4D para dentro do Festival, que contou, ainda, com a expertise do Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD), que trouxe os maiores estilistas, designs e parceiros para dentro dos núcleos.

Essa jornada imersiva de aprendizagem e cocriação dos núcleos criativos durou de setembro a novembro, quando foram trabalhados  produtos, incluindo produção de “loiças”, sandálias de couro de bode, bijuterias, crochê, produtos de algodão colorido, doces caseiros e até uma coleção de cordel.

Foram três meses de muito trabalho, de entrega, de superação, amor, diversidade, coletividade e consciência, que aos “olhos comuns”, seria chamado de improvável, mas que se tornou possível. Mulheres empoderadas buscaram atingir o impossível e não padecer no improvável!

Dentro desse processo regenerativo,  juntaram-se a criatividade, a moda, a arte, a sustentabilidade, o turismo, a inovação, o conhecimento e a tecnologia para desenvolver pessoas e seus territórios.

A ACG conseguiu revelar processos regenerativos que, em verdade, já existiam, mas que precisavam ser despertados, empoderados, multiplicados e conectados com outros territórios criativos do Brasil para depois se transformarem em negócios. Aliás, essa é a especialidade da ACG: transformar vidas por meio de metodologias baseadas nas novas economias, negócios criativos e digitais para o desenvolvimento de territórios, geração de renda e formação de redes colaborativas. Ao longo dos 15 anos da ACG, já são 1300 atividades realizadas em todo o Brasil, usando a produção associada ao turismo, a economia criativa e a fluxonomia 4D.

Durante toda a jornada do Festival SPFW + Regeneração, a ACG realizou 10.460 horas de trabalho entre mentorias, treinamentos, aulas de fluxonomia 4D, alinhamentos de equipes, produção e prática das novas economias. Dos 49 núcleos selecionados pelo SPFW + Regeneração, a ACG conseguiu conectar 22 núcleos que trabalharam num processo intenso de cocriações com estilistas inspirados nas histórias e culturas representativas de 12 Estados brasileiros (PB, MG, DF, PA, AC, SC, RS, CE, RJ, SE, SP, AL). Foram diretamente impactadas 65 pessoas e mais de 220 pessoas, indiretamente, que criaram nove coleções de moda com 60 looks, uma coleção com seis cordéis, um marketplace e a criação do Blog da ACG para divulgar os trabalhos dos núcleos criativos.

Com todo esse resultado excepcional, a ACG foi a grande campeã de maches do Festival SPFW + Regeneração, formando uma Rede com 96 pessoas. Isso significa a criação de uma grande Rede de colaboração, cocriação e articulação, que se espalhou por todo o território nacional e que causou um impacto exponencial que não tem mais volta!

De acordo com o fundador e diretor criativo do SPFW, Paulo Borges, “não se trata de roupas, trata-se de pessoas. O SPFW é um ato coletivo”.

Mirian Rocha e Bruna Neiva na SPFW + Regeneração, em São Paulo – Foto: Acervo da ACG/Divulgação

Para a CEO da ACG, Mirian Rocha, “participar do Projeto da SPFW + Regeneração representou o refortalecimento dos saberes e fazeres dos territórios de Mariana e  Barra Longa, de Minas Gerais e Conde e Remígio, da Paraíba, por meio das cocriações com a participação dos maravilhosos estilistas que se integraram ao projeto”.

Segundo a  coordenadora-geral do Projeto da ACG, Bruna Neiva, “foi gratificante contribuir para a transformação de pessoas que ousam fazer diferente e que conseguem enxergar que empreender é também saber regenerar  suas produções para a construção de um novo futuro para suas organizações”.

Os destaques da Paraíba foram Nevinha Silva, do Assentamento Tambaba Shopping Rural – Doces Tambaba @docetambaba (Conde); Mônica Silva, Assentamento São Bento (Conde) e Vânia e Ricardo Santos do Assentamento Oziel Pereira – Tapera Artesanato (Remígio).

Uma das coleções criativas de destaque, foi a coleção “Anjos de Ataíde e Doces do Conde”. Uma homenagem à grande doceira Nevinha Silva, do Doces Tambaba @docetambaba, do Assentamento criativo Tambaba, no Conde (PB).

A coleção uniu o Doce do Conde + Pipa Social + Bordadeiras de Mariana + Barra Longa + Damares, o que resultou num mach entre Paraíba, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde os criativos participantes, como a grande estilista Denise Faertes, e as participantes do núcleo criativo Nevinha (Conde – PB), Sandra e Damares (Conde – PB) cocriaram uma coleção de roupas incríveis, inspiradas no Barroco rococó mineiro do Mestre Ataíde e a famosa produção artesanal dos Doces Tambaba, de Nevinha Silva.

Os looks incorporam técnicas de pinturas feito à mão livre com detalhes em Richellieu, feito pela bordadeira Sandra – @meninas_dabarra, de Minas Gerais, renda e acessórios inspirados nos frutos do Conde, doces e cultura local. Parceria com a Pipa Social – @pipasocial.

Já a coleção criativa “Memórias Gastronômicas Quilombolas” uniu memórias + Gastronomia + Moda + Quilombos junto com a estilista Carolina Bortoloni  e os criativos Katiuscia, Bella, Carolina, Célia, Franci, Magaly, Mônica (Conde – PB), Nevinha (Conde – PB), Vania, Vilma, Zenit e Viviane, que cocriaram a coleção inspirada na cultura gastronômica da banana, que é um fruto bastante presente nos quilombos de Alagoas e da Paraíba, e na memória afetiva, que remete às receitas dos passado, envolvendo os doces e as receitas de Nevinha – PB e da dona Luiza – MG,  com aplicação de bordado criativo.

O resultado desse mach, que envolveu os estados da Paraíba, Minas Gerais, Alagoas, São Paulo e Santa Catarina, foi a criação de um Kit Gastronômico composto de avental, touca e livro de receitas desses cinco estados.

E na  coleção criativa “Colaborativa e Rede Cultural”, o destaque paraibano ficou por conta de Vânia e Ricardo Santos, da Tapera Artesanatos, do Assentamento Oziel Pereira (Remígio).

Nessa coleção, os estilistas Rodrigo Cesário, Junior Costa e Maria Clara Melo uniram o couro de bode + bordado + cerâmica + plástico reciclável + moda, e junto com os criativos Carlisson,  Damares, Ricardo, Vânia e Célia juntaram os potenciais e expertises do grupo, para desenvolverem uma coleção composta por seis looks, numa cocriação inspirada nos processos criativos, nos materiais sustentáveis, na identidade cultural, nas tradições e nos saberes e fazeres dos territórios envolvidos.

Essa coleção deu mach com os estados da Paraíba, Minas Gerais, Sergipe e com Portugal.

Também foi criada uma coleção de cordel, com destaque paraibano para Vânia Santos, da Tapera Artesanatos, do Assentamento Criativo Oziel Pereira, com seis cordéis, destacando-se o cordel Na Garupa da Baleia, que já tem até nome: Franquita, numa inspiração na Baleia Franca. Essa ação contou com  a participação da estilista Maria Clara Melo.

A coleção de cordéis deu mach com os estados da Paraíba, Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará e Distrito Federal.

Já a coleção criativa “Viagens com Conexões pelo Brasil”, uniu o crochê + bordado + iconografia + tingimento natural + moda, com a participação das estilistas Ludmlia Heringer e Luiza Couto, do Meu Cruchê (@meu.crusshe)  junto com os criativos Luiciene, Célia, Franci, Luana, Maria Zélia, Mônica, Reginalva, Viviane, Marlene, Jany, Hyslla e Wall.

A coleção foi inspirada na identidade de cada lugar, em forma de iconografia, que retratou quatro destinos turísticos: Brasília, Belém, Paraíba e Minas Gerais, onde foram explorados elementos da arquitetura, da gastronomia, dos atrativos naturais e culturais, valorizando as técnicas de tingimento natural, crochê e bordado. Dessa forma, os criativos deram asas à imaginação.

Ao final da jornada, de (17) a (20) de novembro, está sendo apresentado o resultado dos 49 núcleos criativos selecionados pelo Festival SPFW + Regeneração, numa grande exposição dos croquis e dos produtos criados durante a jornada imersiva, no Parque do Ibirapuera, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, em São Paulo (SP).

Também, durante esse período, estão acontecendo diversas Lives Regeneração, uma parceria do Santander e SPFW, comandadas pela mentora e coordenadora do projeto Festival SPFW + Regeneração, Graça Cabral e pela consultora em economia criativa, Lala Deheinzelin, que podem ser acessadas pelo canal do Youtube Festival SPFW + Regeneração.

Para finalizar essa grande jornada de trabalho com os núcleos criativos, acontecerá no dia (20), das 10h15 às 12h15, uma Rodada de Negócios, que a fluxonomista Lala Deheinzelin chama de Rodada 4D, onde as empresas interessadas, poderão se inscrever e negociar diretamente com os 49 núcleos criativos do Festival SPFW + Regeneração, que foram subdivididos em cinco salas.

Essa será uma grande oportunidade para conhecer as iniciativas participantes do Festival SPFW + Regeneração e descobrir como colaborar com recursos não monetários (conhecimento, compartilhamento de infraestrutura, acessos e seu próprio tempo), aplicando a Fluxonomia 4D e gerar negócios.

A Rodada de Negócios 4D é aberta ao público interessado mediante prévia inscrição, uma vez que as vagas são limitadas.

A ACG estará disponível na Sala 1. Faça sua inscrição AQUI.

Participantes do núcleo criativo da ACG:

Paraíba: Assentamento Tambaba, Shopping Rural – Doces Tambaba (Conde), Assentamento São Bento (Conde) e Assentamento Oziel Pereira – Tapera Artesanato (Remígio).

Minas Gerais: Cooperativa Minha Casa e suas associações: Associação Arte Mãos em Flores; FAM (Mariana); História entre Linhas; Feira Feiramarte Mariana – Feira Marianense de Artes Artesanatos e Antiguidades; Clube de Mães da Colina; Casa das Artes – Barra Longa; Meninas da Barra – Barra Longa e Minha Casa em Mim.

Seja você também um parceiro deste projeto. Entre em contato com a ACG.

Para conhecer todas as coleções e para mais informações, acesse as plataformas digitais:

Site – www.associacaoculturagerais.com.br

Instagram – @acgturismo

Blog – https://acgspfwregeneracao.blogspot.com/

Contato (31) 9796-8593 // (61) 9.9965-0759

Alessandra Lontra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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