Rota Caminhos da Serra de Itabaiana é a primeira rota turística, oficial de Itabaiana, e a primeira rota de Turismo Rural do Estado de Sergipe validada pelo MTur
A primeira Rota de Turismo Rural Sergipana, “Caminhos da Serra de Itabaiana” começou a sua história em 2017, quando a Turismóloga e especialista em planejamento do Turismo, Ellen Carvalho escolheu o destino para transformá-lo em referência no segmento. Em 05 de novembro de 2020, após muito estudo e planejamento, e apesar da pandemia da Covid-19, a Rota foi lançada.
A Rota Turística Caminhos da Serra de Itabaiana também foi aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe, pelo Projeto de Lei Ordinária nº 227/2021, que a instituiu e a partir de então, passou a ser reconhecida como a primeira Rota de Turismo Rural sergipano, com o objetivo de mostrar algumas experiências e vivências rurais em Itabaiana (SE). A autoria da propositura foi das deputadas Kitty Lima e Maria Mendonça.
A partir da criação da lei, fazem parte da Rota Caminhos da Serra de Itabaiana: o Parque dos Falcões, a propriedade Rural de orgânicos Sítio Alto dos Ventos, o Quiosque da Castanha, o a Casa de Farinha na praça de eventos, a Feira de Itabaiana, a gastronomia do Restaurante Tempero do Sertão, o povoado Ribeira, o projeto de Base Comunitária Vila das Flores ( primeira Vila Turística Sustentável e Criativa Sergipana, a Casa de Farinha Comunitária do povoado Ribeira e a propriedade Rural sítio Meu Rancho.
“Ao longo desses dois anos, a Rota vem numa curva crescente, passando por adaptações, buscando sempre inovar, mas sem perder a sua ruralidade e agregando valor ao destino. Essa Rota é muito especial, pois apesar de estar localizada em pleno Agreste Sergipano, vem sendo reconhecida em nível estadual e nacional. Isso é resultado de um trabalho árduo e coletivo e de muita persistência minha em querer ver a Rota funcionando, gerando emprego e renda para todos os envolvidos da região”, disse Ellen Carvalho.
Após ser reconhecida em lei e se tornar uma referência regional, a Rota ganhou reforço por meio dos deputados estaduais Georgeo Passos e Maria Mendonça, que reconheceram a importância e a necessidade de investimentos para a Rota, e juntos, alocaram 70 mil reais, por meio de emenda parlamentar individual, para investir na divulgação e na promoção da Rota.
Em meados de abril deste ano, a Rota foi habilitada na 2ª edição do Projeto Experiências do Brasil Rural, uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), desenvolvida em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Nesta etapa, nove experiências foram habilitadas e a Rota Caminhos da Serra de Itabaiana foi uma delas. Já em maio, a Rota foi oficializada e passou a contar com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços com o objetivo de promover o turismo em áreas rurais do país.
A ideia da Rota Caminhos da Serra de Itabaiana é impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo tendo como produto principal, a farinha de mandioca mostrada em seus diversos usos e formas de comercialização, como nas casas de farinha, na feira de Itabaiana, na gastronomia, e até na criação e no lançamento de um novo produto, que irá somar com outros produtos gastronômicos itabaianenses como a castanha do Carrilho, em nova versão sabor pé de moleque, feita no Quiosque da Castanha.
O resultado positivo alcançado pela Rota é fruto de várias reuniões, consultorias e oficinas, que culminaram na validação da Rota e no reconhecimento do potencial de cada empreendimento que hoje faz parte desse case de sucesso Sergipano.
A validação da Rota dentro da 2ª edição do Projeto Experiências do Brasil Rural aconteceu em outubro e teve a presença de representantes do Ministério do Turismo e da Universidade Federal Fluminense, professor José Carlos Dantas, que realizou visitas técnicas e fez avaliação de todos os empreendimentos.
De acordo com o representante da Universidade Federal Fluminense, “a Rota está de parabéns no item “acolhimento”, pois obteve nota alta em quase 100% das visitas técnicas. A “organização e o conteúdo das experiências memoráveis” tiveram destaque. Já no item “gestão pública local”, há necessidade de se fazer algumas melhorias. Nós iremos disponibilizar o relatório. No mais, com certeza voltarei em breve com minha família para fazermos a Rota”, enfatizou Dantas.
Para a idealizadora e gestora da Rota, Ellen Carvalho, “o fechamento do ano não poderia ser melhor, com tantos resultados positivos alcançados. Cada vez mais eu tenho a certeza de que valeu a pena todo o meu empenho em sensibilizar e mobilizar todos os atores envolvidos. Hoje a Rota Caminhos da Serra de Itabaiana se tornou um produto nacional, graças ao esforço coletivo daqueles que junto comigo, acreditaram e não desistiram do sonho de ver a Rota em pleno funcionamento. Isso não tem preço”, enfatizou Ellen.
Alessandra Lontra