Com o objetivo de amenizar os impactos da pandemia em Itaberaba (BA) e desenvolver ações voltadas para o fortalecimento do turismo, a Secretaria de Desporto, Lazer e Turismo (Sedeltur) elaborou um plano de ação para ordenar estratégias necessárias para o fomento do turismo no município. Por isso, durante a última semana, a coordenadora Municipal de Turismo, Ediana Fernandes, realizou uma visita institucional ao município de Lençóis, na Bahia, para trocar experiências do setor turístico e discutir sobre a construção do Plano de Turismo Municipal, que será implementado em Itaberaba.
Na ocasião, a equipe da Sedeltur de Itaberaba conheceu alguns dos serviços turísticos realizados no município, e se reuniu com a equipe da Secretaria de Turismo de Lençóis e consultores de turismo que atuam em parceria com o Sebrae. Também foram pauta do encontro a apresentação dos estudos sobre o potencial turístico de Itaberaba e o debate sobre o desenvolvimento de projetos voltados para o cadastramento e a capacitação de guias locais.
Outro ponto importante da discussão foi a adaptação às novas tendências do turismo diante das limitações impostas pela pandemia e a implementação de políticas públicas do setor para os dois municípios, que integram a Câmara Técnica da Chapada Diamantina, Circuito do Diamante.
Para a coordenadora Municipal de Turismo, Ediana Fernandes, a parceria entre os municípios é um importante passo para o avanço do setor. “Itaberaba tem um grande potencial turístico e, desde a sua inserção no Mapa do Turismo Brasileiro em 2019, pesquisas e estudos para o desenvolvimento do setor passaram a ser ampliados em toda a sua diversidade. E é por isso que o prefeito Ricardo Mascarenhas tem se organizado e buscado investimentos para o Turismo de Itaberaba”.
A Secretária Municipal de Turismo de Lençóis, Laura Garcia, reforçou a importância da troca da parceria entre os municípios. “O fortalecimento do turismo pode tornar o setor uma importante fonte sustentável geradora de economia, além de promover a conservação do patrimônio natural e cultural da região”.
Ascom PMI