Nesta terça-feira (20) o Sebrae Paraíba dará continuidade e realizará o II encontro sobre Governança Ativa para um Novo Cenário no Turismo da Paraíba
O I Encontro sobre “Governança Ativa para um Novo Cenário no Turismo da Paraíba” teve início no dia (13) de abril e nesta terça-feira, dia (20), das 16h às 18h, segue o II Encontro no formato on-line, com a participação de representantes de entidades públicas e privadas da Capital João Pessoa e das regiões do Brejo, Litoral Norte e Litoral Sul do estado. O objetivo dos encontros é a construção das linhas de ação estratégicas coletivas para governanças e produtos desses territórios.

De acordo com a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, os eventos serão um momento de trabalho que busca a sensibilização convergente da cultura da governança com as lideranças públicas e privadas destas regiões. A ação é destinada a empresários das diversas categorias de atividade turística das quatro regiões; representantes de entidades e associações regionais de turismo, eventos, cultura e lazer (hotéis, bares, restaurantes e similares, transportes e eventos); Cinep; Secretarias Municipais de Turismo, Cultura e Meio Ambiente; entre outras instituições.
“Durante o encontro, será aplicado um questionário com o público presente, bem como a apresentação e a validação dos resultados, para que possamos construir as ações estratégicas coletivas com foco em governanças e produtos turísticos. Com isso, esperamos que as entidades sejam sensibilizadas para os benefícios da organização em governanças”, destacou Regina Amorim.
Projeto de território criativo será lançado
No próximo dia 21, a Associação Cultural Pisada do Sertão fará o lançamento virtual do Projeto Território Criativo Rota do Sol, que contará com palestra da gestora de turismo do Sebrae Paraíba. Na ocasião, ela abordará a temática da economia criativa. De acordo com a diretora executiva da associação, Ana Neiry Moura, o projeto tem a proposta de inclusão socioprodutiva na área que abrange os dez municípios do Alto Sertão atendidos pela Rota do Sol, iniciativa cultural que já promoveu três edições presenciais.
“Nossa ideia é qualificar a mão de obra na perspectiva da economia criativa, mais especificamente com os que trabalham na cadeia criativa da cultura. Para isso, serão realizados cursos como de produção cultural, fotografia, videomaker e empreendedorismo sociocultural, com foco no público jovem e mulheres, para que eles possam atuar na próxima edição da Rota do Sol. As capacitações são voltadas aos moradores dos dez municípios que integram a rota, entre eles Uiraúna, São João do Rio do Peixe, Cajazeiras, Santa Helena, Joca Claudino e Poço de José de Moura. Em meio à crise, vamos criar oportunidades para desenvolver novas habilidades e competências, gerando renda e promovendo as potencialidades locais”, afirmou.
Assessoria de Imprensa