Carregando...
CulturaNotícias

Feira de Santana na Bahia é palco para mais uma etapa do Fórum Forró de Raiz Online

Mestre José Sobrinho - Foto: Divulgação

O evento acontece a partir de hoje na bela cidade baiana, Feira de Santana, um dos maiores centros culturais do Nordeste, onde acontecem a “Micareta da Feira” e as festas religiosas de São João, de São José, de São Pedro do distrito de Humildes e de Nossa Senhora de Sant’ana

O evento será transmitido ao vivo, hoje, sexta-feira (25), a partir das 14h e amanhã, sábado (26). A programação pode ser acessada no canal Fórum Forró de Raiz da Bahia, Forró Patrimônio, no YouTube e na plataforma Sympla, onde serão feitas as inscrições.

O Fórum Forró de Raiz Online contribui para o reconhecimento dos forrozeiros e para a identificação de grupos, organizações, lugares, datas festivas e referências culturais locais. Ainda integra as comunidades forrozeiras, com o objetivo de debater sobre as condições de preservação das matrizes do Forró, e de propor políticas para a promoção, valorização e fomento do ritmo nordestino.

A Mesa de abertura contará com as presenças, da coordenadora Nacional do Fórum e presidente da Associação Balaio Nordeste, Joana Alves; do governador da Bahia, Rui Costa; do prefeito da cidade, Colbert Martins da Silva Filho, da coordenadora Estadual da Bahia do Fórum Forró de Raiz, Alessandra Gramacho; do coordenador Municipal de Feira de Santana do Fórum Forró de Raiz, Carlos Mattheus Almeida e do Deputado Federal pela Bahia, Daniel Almeida, autor da Emenda Parlamentar nº 13390003, para esta edição do evento. Também participarão da mesa os representantes do IPHAN Nacional, Hermano Fabrício Oliveira Guanais e Queiroz; do superintendente do IPHAN Estadual, Bruno Tavares e demais autoridades da área da cultura.

Nesta edição, expoentes do ritmo nordestino de Feira de Santana, farão parte da programação:

Jurandy da Feira (Tucano) compositor, cantor e violonista. Ainda adolescente, participou de muitos festivais de música, e onde conheceu Luiz Gonzaga, que gravou então suas músicas; “Nos Cafundó de Bodocó”, no LP Capim novo, de 1976 e “Frutos da Terra”, registrada no LP Eterno Cantador.

Zé Araújo, compositor, cantor, e sanfoneiro de raro valor, nascido ali em Santa Bárbara, mas radicado em Feira de Santana a maior parte do tempo, onde trava suas pelejas e onde sempre é reconhecido pelo seu brilhantismo e pela sua musicalidade. Começou a tocar com quatro anos de idade, quando um amigo de seu pai, Arlindo Mascarenhas, presenteou com uma sanfoninha “Pé de Bode” de quatro baixos.

Antônio Carlos Amorim, o Cescé, é cantor, compositor e instrumentista, nascido em Feira de Santana. Atuou com grandes artistas do cenário nacional com Zé Ramalho, Raimundo Sodré, Xangai, Geraldo Azevedo, Elomar e muitos outros. Cescé, tem vários discos gravados em vinil e em Cds, sempre na linha da música regionalista e nordestina a exemplo do CD “Olhos D’água” onde privilegia o forró, ou como na produção do show “Cantos e Cantorias” onde busca fazer um resgate musical, desta feita privilegiando a cantoria, em um show que podemos adjetivar de memorável.

Carlos Pitta é baiano de Feira de Santana, estudou composição e regência em Salvador. Em 1979 lançou o premiado disco “Águas do São Francisco”, resgatando a cultura tradicional do interior do nordeste brasileiro, como a literatura de cordel, com seus cantos e cantadores típicos. O disco seguinte, “Coração de Índio” (1981) alia essas influências com outras que recebeu pela escola de música (Debussy, Bach, Vivaldi) e pela mídia (Beatles, Gilberto Gil). Lançou ainda o disco “Brisa”.

José Sobrinho é pernambucano de Santa Cruz do Capibaribe e radicado em Feira de Santana. É cantor, compositor, e artista visual. É farmacêutico e Bioquímico, formado pela Universidade Federal da Bahia. Sua veia cultural é pulsante e ele já participou de diversas gravações com músicas autorais e também realizou vários eventos e ações em prol da cultura como. O seu primeiro disco (LP), “Saudades do Cantador”, foi gravado em em 1991. Ele também foi vencedor do 6º Forró Fest – Festival Nacional do Forró – 1ª Eliminatória (João Pessoa (PB) em 1994 e também criou o Acervo Cultural (material) sobre Luiz Gonzaga.

André Galdino dos Santos, popularmente conhecido como Baio do Acordeon, se tornou uma lenda após ser descoberto por Luiz Gonzaga e ser presenteado, por ele, com uma Sanfona Branca. Foi convidado pelo compositor, instrumentista e cantor Jacinto Limeira para tocarem na Gravadora CBS, formando assim o grupo Os Bambas do Nordeste que tinha em sua formação.

Baio (Acordeon), Binha (Triângulo) e Jorge (Zabumba), como Nando do Acordeon. Cantor e Sanfoneiro, tem a marca do vaqueiro nordestino, nascido no estado de Pernambuco, na cidade de Custódia em setembro de 1947. Aprendeu a tocar com 26 anos por influência dos irmãos que compraram a primeira sanfona, sendo essa paga com o dinheiro dos cachês que ganhava. Tocou com Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Marinês, Abdias, Edson Duarte, Zé Gonzaga dentre outros grandes do forró.

Veja a programação:

*Sexta-feira, 25 de setembro

– 14h: Abertura Oficial do Fórum com Clipe “Asa Branca” (Interpretação Baio do Acordeon)

– 14h05: Mesa de abertura com fala dos convidados.

– 15h10: Primeira Roda de Conversa
Tema: Aspectos Conceituais das Matrizes Tradicionais do Forró (Costumes relacionados aos saberes e fazeres tradicionais locais).
Mediador: Carlos Mattheus Almeida.
Mestres: José Araújo Lima – Zé Araújo, Orlando Manso de Brito – Nando do Acordeon, André Galdino dos Santos – Baio do Acordeon, Antônio Carlos da Silva Amorim – Raimundo Sodré, José Rodrigues Sobrinho – J. Sobrinho.

– 16h20: Videoclipe – Os Bambas do Nordeste (45 Anos de História).

– 16h30: Segunda Roda de Conversa.
Tema: Territórios e Comunidades (locais onde o forró acontece, identificação de comunidades forrozeiras – grupos e famílias – aspectos geográficos que se destacam nas ações do forró tradicional).
Mediador: Dr. Ed Sanfoneiro
Locais: Cidade da Cultura (Asa Filho), Forró da Mangueira – Feira VI (Paco do Acordeon), Centro de Abastecimento – Bié dos 8 Baixos (Uyatã Rayra), Encontro de Sanfoneiros – Olindina (Ilaura Maria – Nalva).

– 17h10: Apresentação e Valorização Cultural da Sanfona de Oito Baixos por Estevão de Oliveira “Maracás”.

– 17h20: Terceira Roda de Conversa.
Tema: Matrizes da Dança (Dança de Salão/Forró Dança/Quadrilha).
Mediador: Quadrilha Ecologia – Serrinha (Joaquim Neto).
Professores: Tailan Queiroz Cavalcante (Grupo Forró do Bom), Júnior de Jesus (23 Anos de Dança de Salão).

– 17h50: Vídeos dos Mestres J. Sobrinho (Entrevista e Show), Zé Araújo (Entrevista e Show), Nando do Acordeon (Entrevista e Show).

*Sábado, 26 de setembro

– 14h: Abertura: Música Chiclete com Banana (Interpretação Neném do Acordeon)
Fala da Coordenação Nacional: Henrique Sampaio, Vice-Presidente da Ass. Balaio Nordeste, da Coordenação Estadual: Alessandra Gramacho, da Coordenação Municipal: Carlos Mattheus Almeida.

– 14h20: Quarta Roda de Conversa.
Tema: Formas de Divulgação da Produção Artística.
Mediador: Nivaldo Cruz.
Convidados: Walldo Silva (Comunicador do Programa Vamos Acordar, Rádio Sociedade da Bahia), Fernando Henrique Chagas (RBR, Andaiá FM), Gabriel Carvalho (Site: www.saojoaonabahia.com), Elsimar Pondé (Esteve 10 Anos à Frente da TV Olhos D’água).
Tema: As Festas Juninas e o Mercado de Shows Artísticos:
Produtor Carlos Coroneto (Trio Nordestino)
Cristiane Avelino Silva (Elite Produções)

– 15h20: Quinta Roda de Conversa.
Tema: O Forró como Conteúdo Pedagógico:
Mediador: Aaron Lopes (Professor de Música UEFS).
Convidados: Mônica Leite Pires (Pedagoga e Professora de
Musicalização Infantil), Léo Oliveira (Professor “Multi-instrumentista” e Coordenador do Projeto Sol Maior nas Escolas), Anailton Carneiro (TCC sobre Baião), Joselito Dantas – Chicão (Orquestra Sanfônica de Serrinha).

– 16h5: Videoclipe: Afinação e Eletrificação de Acordeon com: Janderson Batista.

– 16h25: Sexta Roda de Conversa.
Tema: Sustentabilidade (propostas de políticas públicas locais para fomento e promoção do forró, acompanhamento das contratações dos artistas, etc.).
Mediador: Edivar de Araújo Lima Junior.
Tema: Direito e Forró.
Advogados: Dr. Ricardo Bezerra – Colaborador do Fórum Nacional Forró de Raiz; Escritor e Autor do Livro “Licitação e Cultura – Contratação de Artistas pela Administração Pública”, Dr. Rodrigo Moraes – Especialista em Direitos Autorais, Dr. Ramón Belarmino Carvalhal.

– 17h: Carta ao IPHAN.

– 18h: Vídeos de Mestres.
Baio do Acordeon (Entrevista e Show), Raimundo Sodré (Entrevista e Show), Cescé Amorim (Entrevista e Show).
O Fórum de Forró de Raiz recebe o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e dos governadores, prefeitos e vereadores de cada estado. Para estas edições foi recebida a Emenda Parlamentar nº 13390003, do Deputado Federal pela Bahia, Daniel Almeida.

Sobre o Fórum de Forró de Raiz

O Fórum nasceu em João Pessoa, Capital da Paraíba, no ano de 2011, com o intuito de proteger, preservar e fomentar o forró e os seus elementos constituintes tradicionais: os ritmos, as danças, os instrumentos e a formação dos grupos musicais. Foi idealizado por cantores, compositores, dançarinos, grupos culturais, pesquisadores, artistas da cultura popular e admiradores do forró e contou com o apoio da Associação Cultural Balaio Nordeste, que debatia as condições de produção, de circulação e de preservação dos ritmos, das danças e das festas que dão forma e sentido a essa expressão cultural identitária da cultura nordestina.

Sobre a Associação Cultural Balaio Nordeste

A Associação, que tem como presidente e fundadora a gestora cultural Joana Alves, contribui, por meio da promoção e da organização de eventos culturais, de educação e de lazer e entretenimento, para a valorização, a divulgação, a preservação da cultura popular e o incremento do turismo local, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável. Também promove e estimula a produção artística brasileira, especificamente, a nordestina, recorrendo à valorização dos recursos humanos e conteúdos locais. A entidade não tem fins lucrativos; promove, ainda, cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para associados e público em geral.

Próximos Fóruns

– Dias: (02) e (03) de outubro
Local: Salvador, Bahia

– Dias: (16) e (17) de outubro
Local: Teresina, Piauí

– Dias: (30) e (31) de outubro
Local: São Luís, Maranhão

– Dias: (05) e (06) de novembro
Local: Cruz da Almas, Bahia

– Dias: (04) e (05) de dezembro
Local: Fortaleza, Ceará

– Dias: (12) e (13) de dezembro
Local: Lauro de Freitas, Bahia

– Dias: (18) e (19) de dezembro
Local: Mucugê, Bahia

Serviço:

Fórum Forró de Raiz 2020 Edição Online Feira de Santana (BA)
Data: (25) sexta-feira e (26) sábado, de setembro de 2020
Local: Transmitido ao vivo pela plataforma Sympla e pelo Canal “Fórum Forró de Raiz da Bahia, Forró Patrimônio” no Youtube, direto de Feira de Santana (BA).
Assista pelo link no Youtube AQUI.
Inscrições pelo link AQUI.
Siga Balaio Nordeste no Instagram @balaionordeste e no Facebook: balaiopb

Assessoria

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *