Carregando...
ArtigoEmpreendedorismo

Empreender com criatividade e conhecimento nos negócios

Liderar é unir ética, criatividade e conhecimento - Imagem criada por IA (Ale Lontra)

por Regina Amorim,

Em uma era de intensas mudanças torna-se fundamental descobrir novos caminhos, para evitar o desperdício de talentos humanos nas empresas, pois são eles que têm a capacidade de pensar o novo, de gerar diferenciais competitivos e garantir empresas bem-sucedidas. É possível sim, estimular a criatividade nos ambientes corporativos, com a melhor utilização e colaboração, estimulando as ideias criativas e eliminando as atitudes que bloqueiam o talento humano, uma fonte inesgotável de criação e inovação.

Importante considerar que o desempenho medíocre e sem ética de um profissional, não deve ser tolerado, pois essa é uma característica intrínseca do indivíduo, que não pode ser adquirida no futuro. Inovações para o futuro podem não funcionar, portanto, inove sempre para o presente.

O verdadeiro empreendedor é aquele que se orienta para as oportunidades de negócios. É colocar o processo criativo em sintonia com a elevação do espírito e a produção de boas ideias. Afinal, não somos robôs, mas gente que pensa, que sente e age com propósito, com prazer e que pode superar os desafios. Sim, devemos aceitar todos os desafios da vida, em busca do objetivo de desenvolver negócios sustentáveis.

Temos à frente todas as possibilidades de resgatar a ética, a nossa individualidade, nossa liberdade e chegarmos a ter harmonia com a natureza, com os territórios onde atuamos e com a sabedoria divina, para chegarmos a uma combinação harmoniosa e equilibrada entre o caos e a ordem que nos levam aos resultados. Compreender quando o caos é necessário e quando a ordem deve impor-se será a principal missão das lideranças formais de uma organização.

Seja qual for a sua área de atuação, você terá que desempenhar o papel de líder e de seguidor, simultaneamente. Ninguém precisa de permissão para liderar a si mesmo. Todos somos livres para começar a fazer isso de imediato e de forma colaborativa.

O sucesso de qualquer negócio pressupõe uma ação combinada entre as áreas existentes na empresa e o engajamento participativo e espontâneo de todos os colaboradores da organização. É essencial acreditar que, o que você está fazendo agora no presente, irá se conectar com você no futuro. A informação e o conhecimento são as principais fontes da produção de riqueza. Conhecimento está nas mãos de quem aprende, compartilha e produz novos conhecimentos. A informação transmitida é ilimitada, se renova, se multiplica.

O conhecimento e a criatividade são os principais caminhos de valorização dos negócios no mundo contemporâneo. Portanto, é fundamental que as organizações contribuam para a formação dos futuros talentos que virão contribuir para os resultados dessa organização e que esses talentos estejam efetivamente, comprometidos com a realidade de um futuro, como parte do nosso presente.

Uma empresa supera os concorrentes e pode estabelecer uma vantagem competitiva, quando agrega mais valor com preço diferenciado e otimiza custos, o que contribui para ampliar as vendas.

Para empreender, abrir uma nova empresa é essencial ter em mente o plano de negócio, que é um roteiro orientador, flexível, que pode ser modificado, quando necessário. Essa estratégia deve ser resultado de uma reflexão intuitiva e ao mesmo tempo indutiva, um dos princípios básicos para o sucesso de um negócio.

Pesquisas indicam que centenas de empresas são iniciadas diariamente, mas poucas possuem o principal diferencial para a sua continuidade, que é a criatividade empreendedora, a busca permanente pelas tendências e análises do mercado, contribuindo para o seu posicionamento diferenciado, com relação aos concorrentes.

Sebrae é uma empresa que tem credibilidade nacional para colaborar e investir no desenvolvimento das micro e pequenas empresas dos municípios e regiões do Brasil. É uma entidade que vem atuando há mais de 50 anos nos estados brasileiros, estimulando o empreendedorismo, promovendo desenvolvimento, inovação e competitividade das microempresas e dos pequenos negócios. Na Paraíba Sebrae atua nos 223 municípios, através de onze agências regionais, impulsionando as transformações socioeconômicas nos territórios. Para saber mais: Portal Sebrae Paraíba

Regina Amorim – Foto: Divulgação

Regina Medeiros Amorim
Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento,
Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo,
Gestora de Turismo e Economia Criativa do SEBRAE – Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Pular para o conteúdo
Send this to a friend