Três ARTs da Paraíba transformam cultura, ancestralidade e sabores em prêmio nacional
A Paraíba brilhou mais uma vez no Prêmio Nacional Histórias de Quem Atende, realizado pelo Sebrae Nacional. Três Agentes de Roteiros Turísticos (ARTs) do Sebrae Paraíba foram premiados na categoria “Agentes”, com experiências que dão visibilidade às comunidades de Mari, Dona Inês e Natuba.
A cerimônia de revelação dos vencedores aconteceu em 22 de agosto, no Sebrae Nacional, em Brasília, em formato híbrido: presencial para o público da capital federal e transmitida online para todos os estados. Na Paraíba, a transmissão foi acompanhada durante a Feira do Empreendedor, em Campina Grande.
Ano passado a Paraíba também esteve entre os premiados, mas desta vez o feito foi inédito: os três vencedores são todos Agentes de Roteiros Turísticos do Sebrae Paraíba, consolidando o programa como referência na criação de experiências comunitárias e criativas.
A categoria “Agentes” contempla diferentes subcategorias do Programa Sebrae:
I. Agentes de Orientação Empresarial
II. Agentes de Mercados
III. Agentes de Roteiro Turístico
IV. Agentes Territorial Sebrae
V. Agentes de Crédito e Finanças
VI. Agentes de Educação Empreendedora
VII. Agentes de Orientação Rural
Os três premiados da Paraíba atuam na subcategoria Agentes de Roteiros Turísticos (ARTs), que trabalham diretamente com a formatação de experiências turísticas de base comunitária e criativa.
Ao todo, foram dez vencedores em todo o Brasil na categoria “Agentes”. De forma inédita, a Paraíba conquistou também o 1º lugar absoluto na categoria, com o consultor de Turismo Sidnésio Moura, que atua em Mari, bicampeão do prêmio, este ano com a nova Rota Caminhos da Sociobiodiversidade. O roteiro valoriza o cultivo da mandioca e seus derivados, como beijus, doces e cervejas artesanais, e nasceu do diálogo com as comunidades locais, hoje gerando emprego, renda e visibilidade para a região.
A jornalista e consultora de Turismo Alessandra Lontra, que atende o município de Dona Inês, foi premiada com a Trilha Quilombola: Do Barro à Chita, experiência que mergulha nas raízes culturais do Quilombo Cruz da Menina. A vivência envolve oficinas de barro e de tranças, moda quilombola com chita, rezas tradicionais conduzidas por mulheres do território e um almoço típico preparado coletivamente pelas mulheres quilombolas.
O ponto alto acontece no pôr do sol, aos pés da Cruz da Menina, quando os turistas participam do café quilombola, embalado pela banda de pífano formada por jovens da comunidade. Uma experiência que mistura espiritualidade, ancestralidade e pertencimento.
Também reconhecido foi o consultor de Turismo Jaime Souza Neto, que atende o município de Natuba, com a Rota Gastronômica do Vale das Uvas. O roteiro resgata a tradição da viticultura e a transforma em turismo de experiência, oferecendo café da manhã entre os parreirais, pisa de uvas, degustação de vinhos artesanais e a tradicional colheita da uva Isabel.
Para Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba e coordenadora do Programa ARTs, os resultados representam um marco para o estado. “As conquistas revelam que a Paraíba vive um novo tempo no turismo. Nossos ARTs são protagonistas dessa transformação porque unem cultura, economia criativa, produção associada e sustentabilidade, sempre com o envolvimento das comunidades, em experiências únicas que emocionam e conquistam o Brasil”, destacou.
A cerimônia oficial de entrega do troféu Histórias de Quem Atende acontecerá em 17 de setembro, durante o evento Semana do Futuro, em Cuiabá (MT), reunindo representantes de todo o Brasil.
Com esse resultado, a Paraíba se consolida como referência nacional em turismo de base comunitária, reforçando sua imagem como destino de experiências criativas, culturais e sustentáveis.
Alessandra Lontra